-
Arquitetos: Fran Silvestre Arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fernando Guerra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Zahara de los Atunes é um daqueles lugares onde o cotidiano se torna excepcional. Todos os dias têm seu amanhecer e seu pôr do sol, mas a forma como isso acontece neste local em particular é difícil de descrever.
Com esse ponto de partida, a arquitetura se dispõe quase como um mecanismo que nos protege enquanto capturamos o espetáculo que o ambiente nos oferece.
Devido ao terreno inclinado, o elemento aparece como uma peça arquitetônica depositada na paisagem. O local é preparado com uma espécie de embasamento materializado com a tonalidade cinza das pedras que se encontram no local, de fato, o nome de Zahara vem do árabe Sahara, que poderia ser traduzido como lugar rochoso.
Esse embasamento permite que a casa seja posicionada na cota necessária para garantir as vistas e o pôr do sol no mar. Na parte posterior, há um pátio tranquilo onde se abrigar quando o vento de Tarifa é intenso, e neste pátio se encontram ambientes com usos complementares à residência principal.
O pavimento superior se divide em três espaços. A área central é a peça diurna, cruzando completamente o noroeste, onde acontece o mágico pôr do sol, e o sudeste, sem nenhum elemento estrutural que gere interferência. Em ambos os lados, estão as áreas noturnas com a mesma orientação. Essa disposição permite equilibrar a estrutura e oferece privacidade ao quarto principal.
Uma arquitetura simples encaixada em um lugar onde o observador sensível poderá se deleitar com todas as cores.